Pages

BACALHOADA À MINHA MODA


Boa tarde pessoal!
Olhem só que imagem deliciosa.... É BACALHOADA! Adivinhem quem fêz??
Achei maravilhosa a idéia de minha filha Amanda de fazermos uma bacalhoada nesse domingo de Páscoa. Mas, como quase tudo que faço, deixei pra última hora a compra dos ingredientes, sexta feira (feriadão), e no Bretas. Agora imaginem a fila né!
Enfim, Cláudio, meu marido, acabou indo ao supermercado fazer as compras em meu lugar, mas pra minha total indignação, ele voltou com apenas1 sacolinha pequena quase 2 horas depois de ter saído.
pegou uma fila interminável e acabou desistindo.
No caminho de volta ele achou uma peixaria aberta e um sacolão quase fechando e assim terminou as compras.
O resultado foi esse aí.
Não sou de visitar sites de culinária na internet, mas amo as receitinhas do chef Claude do "Que Marravilha", (canal GNT) e foi dele o segredinho da receita.
Então vou me arriscar a passar pra vocês a receita do prato.

"Bacalhoada à minha moda" (Receita pra 12 pessoas)
Sirva com arroz branco, salada de legumes e vinho seco.

INGREDIENTES
2 Kg d bacalhau Norueguês
8 batatas grandes
4 cebolas médias
3 pimentões: 1 verde, 1 amarelo e 1 vermelho
12 tomates cereja
500 ml de azeite extra virgem
1 cabeça de alho.
3 ovos
MODO DE FAZER
Picar o alho e fritar em 200 ml de azeite (Deixe ficar morno).
Dessalgar o bacalhau  com 4 trocas de água.
Cozinhar, desfiar em fatias mais grossas e aromatizar o bacalhau com os 200 ml de azeite e o alho frito.
(Ver Segredo)
Cozinhar as batatas no vapor e com casca. Cortar em rodelas.
Cortar as cebolas e os pimentões em rodelas.
Cozinhar os ovos e cortar em rodelas.
MONTAGEM
Em um refratário grande colocar em camadas:
Batatas (regar com azeite), cebola e bacalhau.
Repetir as camadas e por último enfeitar com rodelas de pimentão, tomate cereja e uma porção generosa de azeite.
Leve ao forno por 20 min. para murchar a cebola.
Colocar as rodelas de ovo cozido.
Segredo:
Depois de dessalgar o bacalhau, deixe ferver 2 xíc. de leite e 6 xíc. de água.
Apague o fogo e insira o bacalhau. Tampe a panela e deixe por 20 minutos.
Fica bem cozido e super macio.
FIM

Ah! Já  ia me esquecendo....nesse prato minha participaçao foi como ajudante do Chef Cláudio.
E olhem, aprendi tudo direitinho.. Rsrs

Bjs e até breve.

3 comentários:

wilson dantas disse...

Não deu, ainda, para deglutir tudo contido na receita mas prometo voltar ao tema. Eu tambem curti um peixe assado na telha e vi que é bom. Aprendi em Arraial.QQ modo, meus parabens. Quando tiver outro, guarda pra nos pelo menos um espinzinho.

Kel disse...

Boa receita, pena que eu não perticipei dessa delícia, mas iremos fazer com certeza. Parabéns Claudiu's...kkkk

Gustavo disse...

Que vontade de comer essa bacalhoadaa denovoo =/o

Postar um comentário